Na manhã de quarta-feira, 26/10, Madre Maria Luz Martínez Andrés, superiora Geral das Irmãs Concepcionistas Missionárias do Ensino, chegou a Machado para a sua habitual visita Pastoral, que é feita, em média, a cada três anos. Residente na Espanha, de onde ela coordena todos os trabalhos da Congregação espalhados pelos 15 países, ela viaja a todos os locais de missão para falar com as irmãs, alunos, colaboradores, famílias e grupos religiosos.
Desde que chegou ao Colégio Imaculada Conceição, recebeu várias homenagens e falou com as pessoas envolvidas na missão educativa. O dia 27, quinta-feira, foi marcado pelo encontro com os alunos. Nos períodos da manhã e tarde, a Madre Superiora foi homenageada pelos professores, alunos, colaboradores e familiares presentes. No Auditório, foi recepcionada pela Banda Mirim do Colégio, e em seguida, assistiu a apresentações de músicas, poesias, danças e homenagens dos alunos e educadores.
Em sua fala, Madre Maria Luz destacou a importância de estarmos enraizados em Cristo, para que possamos dar bons e abundantes frutos, valendo-se da metáfora da semente: “é preciso preparar a terra, lançar a semente e cuidar da planta – o que se aplica à nossa vida: é preciso cuidar sempre, para que sejamos frutuosos em nossas ações.” Ainda falou da importância de nosso Colégio para a Congregação, visto que ele é a primeira das Obras fora de seu berço natal, a Espanha. E ao celebrarmos o centenário da presença Concepcionista no Brasil, a cidade de Machado, primeira em acolher as Irmãs Concepcionistas em 1912, torna-se conhecida em todas as Obras Concepcionistas dos 15 países onde a Congregação está presente até os dias de hoje. Manifestou-se impressionada com a quantidade de pessoas que conhecem o Carisma, a Vida e História da Madre Fundadora, Carmen Sallés, confessando que isso impulsiona a Missão Educativa da Congregação.
Madre Maria Luz se demonstra muito feliz em nosso meio. Em todas as conversas, abraços e agradecimentos que ela faz, estampa sempre em seu rosto um feliz e terno sorriso, demonstrando o seu caráter acolhedor. Ela esteve em nossa comunidade até segunda-feira, 31/10, quando viajou a Mococa, no interior de São Paulo, para dar continuidade a suas visitas.
|