Tema: Qualidade de vida na espiritualidade de Carmen Sallés
No dia 31/01 os professores e funcionários do Recanto Betânia tiveram uma manhã de reflexão e oração.
Durante toda a manhã o trabalho foi marcado pela oração e reflexão do texto bíblico Ef. 2, 20-22 e pela leitura do livro “Casas ao Sol” (Autora: Tânia Rezende – ED. Paulinas) – Parábola sobre a interioridade humana e o Deus da vida.
Foram muitas as situações de encontro pessoal, principalmente reconhecendo o quanto esta casa humana necessita de reconstrução diária, pois jamais está pronta.
Ao entrar na capela, onde foi realizado o retiro, os educadores foram se deparando com um caminho onde estavam a Bíblia, a vela, figuras e palavras que evidenciam o comprometimento com a reflexão do tema e o encontro pessoal com a casa espiritual de cada um e com Cristo.
A partir da leitura e reflexão do livro todos foram convidados a construir sua casa através de um desenho. No momento da elaboração do desenho, cada participante refletiu sobre os alicerces de sua casa interior, em suas paredes e janelas, nas portas, no quintal e em todo espaço que quiseram colocar. Tudo foi sendo relacionado com a vida em família, com os amigos, com o trabalho, com o dia a dia de cada um.
O ponto mais relevante do retiro foi a leitura silenciosa e individual do livro: “Casas ao Sol” e também o momento em que todos foram convidados a retirar de um poço colocado em um determinado espaço da Capela, objetos que fazem parte da vida de cada um na missão concepcionista, fazendo uma oração pessoal.
Ao final do retiro todos falaram da importância do retiro como um momento de enriquecimento pessoal e de oração em que a bagagem concepcionista está reforçada, iluminada e impulsionada para novos desafios, troca de saberes, novas aprendizagens e luz para a caminhada diária.
(Rosângela - Professora de Ensino Religioso e Coordenadora de Pastoral)