Ainda que, em geral, a Superiora Provincial de uma Congregação Religiosa sempre busque oportunidades de estar em contato com as Irmãs da Comunidade, com visitas informais, a Igreja, sabiamente, sugere que a Superiora Provincial, pelo menos duas vezes no triênio, e a Superiora Geral, a cada três anos, façam uma visita programada, a que se dá o nome de Visita Pastoral e Fraterna.
“Este é um tempo oportuno para conhecer mais tranquilamente o andamento geral da comunidade; atender cada Irmã pessoalmente e refletir um tema proposto, através de momentos de reflexão e partilha”, explica a Superiora Provincial. Ela ressalta que, de maneira geral, a Visita Pastoral lhe concede a oportunidade de estabelecer maior contato com os educadores de cada Obra Concepcionista, pais e alunos colaboradores, Movimento Leigo Concepcionista e também oferece a chance de participar de momentos especiais com a comunidade educativa.
Entre os dias 7 e 11 de abril de 2014 a Superiora realizou sua primeira visita programada no Colégio Maria Imaculada (CMI), em São Paulo. “Foram dias de convívio, oração, reflexão, partilha e contato pessoal com as Irmãs e alguns profissionais do colégio”, relata.
A Superiora seguirá visitando todas as demais Comunidades Concepcionistas do Brasil até o dia 5 de julho de 2014.
“Espero cumprir, até julho de 2014, a agenda prevista cujo tema central para a reflexão, oração e partilha em comunidade é: “NÃO HÁ DE SER ASSIM ENTRE VOCÊS... ENTRE VOCÊS SERÁ ASSIM” (cf,Mt 20, 25-28), conclui Ir. Zaíra.
Por Mariana da Cruz Mascarenhas – jornalista e ex-aluna do CMI
Mais fotos no facebook:
Visita Pastoral
|