Carmen Sallés nasceu em Vich (cidade da província de Catalunha na Espanha), no dia 09 de abril de 1848 e dois dias depois recebeu a graça, por meio do Batismo.
Em 1869, em condições sociais e políticas adversas, empreendeu uma nova etapa de progressivo discernimento da vontade de Deus. Entrou na congregação das Adoratrizes onde conheceu jovens de sua idade, que não tinham tido uma família nenhuma educação como a sua, Jovens submetidas à exploração e ao vício.
E escutou, de novo, a voz do Espírito: "Para alcançar bons fins, são necessários bons princípios"... Da regeneração de jovens extraviadas, passou à educação preventiva.
Seguiu sua busca entre as Dominicanas, abriu-se à educação. E descobriu que os horizontes da educação feminina na sociedade do momento eram muito limitados.
O Espírito lhe sugeria novos horizontes para a mulher de tempos novos... E a partir de 1892, Carmen, com três companheiras, empreendeu a fundação de uma Congregação Religiosa na Igreja.
Sua missão: Oferecer à mulher uma educação em que se harmonizassem a piedade e as letras, a virtude e a ciência...
Filha da Maria Imaculada, expressou visivelmente seu desejo de imitá-la, inspirando-se nela para traçar seu modelo educativo.
Filha da Igreja, nela e com ela, sob sua orientação e com sua aprovação, iniciou um caminho no seguimento de Cristo.
Faleceu em 25 de julho de 1911 deixando um encargo a suas sucessoras: "Vão vocês..." S.S Juan Pablo II a beatificou em 15 de março de 1998.