Ações que transformam a comunidade local.

Ao longo de sua atuação no Morro do Cascalho e Vila São Jorge, a Associação Educativa e Assistencial “Regina Pacis” vem disponibilizando seu conhecimento e capacidade técnico-científica para o resgate da dignidade e valorização das pessoas que carecem de assistência, mobilizando a comunidade local para discussão ética da solidariedade e de ações que visem a construção do bem comum.

Sua inserção nesta comunidade se faz não só através de ações de assistência social e educacional, mas também pela participação em movimentos sociais que afetam esta comunidade, como o Conselho Consultivo da Regional Oeste de participação popular –CRP, Conselho de Cidadania Educacional – SINEP/MG e o Conselho do Projeto do “Morro do Cascalho”.

Apoio técnico e financeiro à Creche Vó Angelina

Em sua parceria com a Creche Vó Angelina, são atendidas crianças comprovadamente carentes, residentes no Morro do Cascalho, Vila São Jorge e adjacências. Em sua maioria são filhas de empregadas domésticas, trabalhadores da construção civil, desempregados e/ ou filhos de pais ausentes.

A Creche Vó Angelina é mantida por doações voluntárias, renda de carnês, bazares e eventos sociais.

Em julho de 2000 começou a ser beneficiada pela Secretaria de Abastecimento da Prefeitura de Belo Horizonte, recebendo alimentos não perecíveis para todas as crianças atendidas, que realizam quatro refeições diárias na casa, seguindo um cardápio orientado por uma nutricionista, assim como todas as ações que envolvem os alimentos recebidos e sua preparação.

Atualmente, a Creche atende crianças na faixa etária de 4 meses a 6 anos, distribuídos entre berçário, maternal II e III, 1º e 2º períodos.

Existe o apoio de algumas fundações que repassam de forma periódica, material de higiene e limpeza. Entidades e voluntários reconhecem a seriedade do trabalho desenvolvido e beneficiam a Creche em aulas especializadas de artes e educação física, atendimentos com dentista, psicóloga e fonoaudióloga. Há campanhas como a de Saúde Bucal, palestras de diversos temas aos pais, bem como oficinas de culinária, artes plásticas, artesanato e bordado. Dentro deste grupo, existem voluntários que cuidam da parte financeira e também os que exercem funções como Presidente, Vice – Presidente, Direção, Secretária, que participam de forma efetiva, de toda estrutura.

Dentro da rotina estabelecida na Creche, no turno da manhã são oferecidas aulas ministradas por professoras graduadas e no turno da tarde, são oferecidas atividades lúdicas e de recreação. Isto tornou-se possível, após firmar parceria, em agosto de 2002, com o Colégio Regina Pacis. Trata-se da contratação de 4 professoras, 4 monitoras e uma coordenadora, remuneradas e registradas pelo Colégio, além de oferecer suporte, orientação, cursos, grupo de estudos à equipe contratada, todo material didático e a utilização do espaço dedicado ao curso de educação infantil do Colégio, aos alunos da Creche.

O foco deste trabalho está na busca do desenvolvimento integrado destas crianças, do ponto de vista físico, psíquico, social e cognitivo, portanto, a melhoria da auto-estima, a integração social, a adaptação e desenvolvimento da escolaridade.