Juniorato

“Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e produzirdes frutos”
(Jo 15,16)

Objetivo do juniorato
Consolidar gradativamente a vida consagrada buscando reproduzir em si mesma, enquanto lhe é possível aquela forma de vida que o Filho de Deus escolheu para si, ao vir ao mundo.
O juniorato é um tempo em que a jovem Irmã procura consolidar sua identidade religiosa para viver, com mais plenitude, o carisma e a missão da Congregação. Ao emitir os votos, a jovem se integra à Vida e Missão Concepcionista. Viverá de acordo com o carisma da Congregação dedicada à educação de crianças e jovens.

Tempo e lugar
Juniorato é o período que vai desde a primeira profissão até a Profissão Perpétua. A duração é de cinco anos. Os dois primeiros anos são vividos na casa juniorato que atualmente é em Brasília – DF. Os três últimos anos podem ser vividos em outra comunidade concepcionista. O último ano é dedicado de modo especial à preparação para a Profissão Perpétua.

Processo formativo
Este período tem, na Congregação, caráter formativo e se organiza de acordo com o carisma e as necessidades do Instituto bem como as qualidades da jovem irmã. Está distribuído em três etapas: Formação Teológico-Pastoral; Formação Profissional Básica; Preparação Imediata à Profissão Perpétua.