Superiora Provincial participa do Congresso Nacional da Vida Consagrada, em Aparecida (SP)

Entre os dias 7 e 10 de abril de 2015, mais de dois mil consagrados de todo o Brasil se reuniram em Aparecida (SP) para participar do Congresso Nacional da Vida Consagrada. Ir. Zaíra Leite da Silva, Superiora Provincial da Congregação das Irmãs Concepcionistas Missionárias do Ensino, marcou presença na capital da fé durante os quatro dias de evento.

O Congresso aconteceu no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho e seu objetivo foi animar e fazer arder o coração da Vida Religiosa Consagrada (VRC) para a missão e profecia, em vista da radicalidade no seguimento de Jesus Cristo, com alegria e esperança. Como lema, o evento se inspirou na passagem bíblica de Lucas sobre os discípulos de Emaús (24, 32), que diz: “Não ardia o nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho?”. O encontro aconteceu impulsionado pela convocação do Papa Francisco para a celebração do Ano da Vida Consagrada, em 2015.

Um dos momentos ressaltados por Irmã Zaíra como um dos mais emocionantes do Congresso foi a Celebração da Luz, ocorrida na noite da quarta-feira (8) quando os mais de dois mil participantes do encontro subiram ao Santuário Nacional de Aparecida para participarem de uma celebração conduzida por uma equipe de mulheres consagradas, que animaram a assembleia. Entre cânticos, salmos, Palavra de Deus e orações, centenas de velas foram acesas na luz do Círio Pascal indicando que a vocação da Vida Consagrada está alicerçada em Cristo.

O dia 8 de abril também foi marcado por uma celebração eucarística, presidida por dom Jaime Splenger, arcebispo de Porto Alegre (RS), que, durante sua homilia, destacou o significado do encontro e comparou os discípulos Pedro e João – que subiram ao templo para a oração – com todos os consagrados que participaram do Congresso e subiram ao Santuário da Mãe Aparecida para rezar.

A programação do encontro contemplou momentos de oração, estudo, diálogo, conferências e testemunhos.
 

P1050577 P1050615 P1050625 P1050637 P1050644 P1050703 P1050706 IMG_2409 P1050709