VIDA

Carmen Sallés nasceu em Vich (cidade da província de Catalunha na Espanha), no dia 09 de abril de 1848 e dois dias depois recebeu a graça do Batismo. Em 1869, em condições sociais e políticas adversas, empreendeu uma nova etapa de progressivo discernimento da vontade de Deus.
Entrou na congregação das Adoratrizes onde conheceu jovens de sua idade, que não tinham tido uma família nem educação como a sua, Jovens submetidas à exploração e ao vício. Escutou a voz do Espírito: "Para alcançar bons fins, são necessários bons princípios"... Da regeneração de jovens extraviadas, passou à educação preventiva. Seguiu sua busca entre as Dominicanas. Descobriu que os horizontes da educação feminina na sociedade do momento eram muito limitados. O Espírito lhe sugeria novos horizontes para a mulher de tempos novos...
E a partir de 1892, Carmen, com três companheiras, empreendeu a fundação de uma Congregação Religiosa na Igreja. Sua missão: Oferecer à mulher uma educação em que se harmonizassem a piedade e as letras, a virtude e a ciência... Filha da Maria Imaculada, expressou visivelmente seu desejo de imitá-la, inspirando-se nela para traçar seu modelo educativo. Filha da Igreja, nela e com ela, sob sua orientação e com sua aprovação, iniciou um caminho no seguimento de Cristo.
Faleceu em 25 de julho de 1911 deixando um encargo a suas sucessoras: "Onde eu não posso ir vão vocês..." S.S João Paulo II a beatificou em 15 de março de 1998.

OBRA

A Congregação fundada por Carmen de Jesus Sallés, (em 1892) em Burgos, na Espanha, tem por Missão: EVANGELIZAR ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO.
O Carisma Concepcionista, dom do Espírito Santo para toda a Igreja, tem em MARIA IMACULADA sua fonte inspiradora. Nela, a beleza e o bem alcançaram a plenitude. Assim também deve ser a educação Concepcionista: preservação do mal pelo crescimento do bem. Deve favorecer a abertura da inteligência e da vontade para conhecimento e a prática do bem.
A Congregação das Irmãs Concepcionistas Missionárias do Ensino, está presente em 16 países.
No Brasil as Irmãs Concepcionistas estão “Evangelizando através da educação” nos seguintes Estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

SANTIDADE

BEATIFICAÇÃO

Passos seguintes:
1. Apresentação do milagre realizado em favor de Ir. Amélia Román em 1934, para análise das comissões (foi aprovado).
2. Aprovação do Papa e definição da Proclamação de Carmen Sallés como Bem-aventurada e, 15 de março de 1998.

PASSOS POSTERIORES PARA CONTINUIDADE DO PROCESSO DE CANONIZAÇÃO:
•Realização de um milagre atribuído à intercessão de Carmen Sallés
•Apresentação do milagre atribuído à intercessão de Madre Carmen Sallés em favor da aluna do CMI – SP: Isabel de Melo Gomes Gardelli e reconhecimento em nível Diocesano em fevereiro de 2007.
•Reconhecimento pontifício do milagre em 30 de junho de 2011.

Canonização

No dia 18 de Fevereiro de 2012, Sua Santidade, o Papa Bento XVI, assinou o Decreto de Canonização de nossa Madre Fundadora, a Beata Carmen Sallés, a quem, a partir de 21 de outubro poderemos chamar de Santa Carmen Sallés!”
Graças sejam dadas a Deus, doador de todo o bem.
Toda a família concepcionista se une em ação de graças e dizemos com Carmen Sallés: “Nossas almas engrandecem e glorificam ao Senhor”.
Neste espaço você poderá encontrar materiais para conhecer mais sobre Madre Carmen e o carisma concepcionista e caminhar com ela até a total identificação com Cristo, nosso Bem.
Bom caminho e “Adiante, sempre adiante. Deus proverá!”

ORAÇÃO

Viver a vocação para a qual fomos chamados exige experiência de Deus e a oração é um momento privilegiado para essa experiência. Dela brota o amor que ajuda a unificar a própria vida, a impulsiona e sustenta.
Há várias formas de experimentar Deus:
•Através das orações vocais
•Da Leitura orante da Palavra de Deus
•Da contemplação da vida de Jesus e na vida cotidiana.
Carmen Sallés nos convida a buscar em Deus o alimento e o sustento para a nossa vida.