Nota de Falecimento

A Congregação das Religiosas Concepcionistas do Ensino cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento de Ir. Ení D'Arc de Abreu, nascida em 19 de novembro de 1945 na cidade de Passos, Minas Gerais - Brasil, e há quarenta e seis anos desenvolvendo sua Missão Concepcionista.

Irmã Ení desenvolvia seu trabalho como Diretora no Colégio Imaculada Conceição de Passos. Era membro da Equipe do Governo Provincial e da Equipe da CPE - Coordenação Provincial de Educação.


Clique aqui para deixar sua mensagem!

As Irmãs Concepcionistas e Comunidade Educativa do CIC agradecem sensibilizados pelo carinho e solidariedade manifestados neste momento difícil, a perda da nossa querida Ir. Ení. Em momentos como esses, o carinho e solidariedade trazem conforto.

 
Data:   15/09/2011
Nome: Débora Lemos de Souza
Local:  CIC - Passos
        
 

Numa hora destas é muito difícil dizer o que sentimos. No momento não estou trabalhando (gestação), mas estou, mesmo em casa, vivendo este luto, esta perda, que para nós será irreparável. Já sinto a sua falta! Eu sempre a respeitei muito e tinha um carinho para com ela e sentia o mesmo para comigo. Ela ainda tinha muito a nos ensinar, mas agora tenho certeza que junto com Imaculada e Madre Carmen Sallés, olhará por todos nós.
Se eu tivesse a oportunidade de ter me despedido dela em vida, eu só queria agradecer-lhe sempre a sua atenção, o seu carinho e a sua acolhida!

Com carinho!

Débora (Laboratório de Informática-CIC Passos)

 
Data:   15/09/2011
Nome: Patrick Figueiredo
Local:  CIC - Passos
  Foi com muito pesar que recebemos a notícia !!!
Irmã Eni ficará em nossa lembrança com grande admiração !!!

Temos a certeza que já está toda alegrinha com seu sorriso abraçada ao PAI.

Um abraço a toda família CIC

Patrick Figueiredo e família
 
Data:   15/09/2011
Nome: Giovana Aquino
Local:  Centro Universitário   Claretiano de Batatais/SP
  Aos amigos do nosso parceiro CIC-Passos,

Os nossos mais sinceros sentimentos.
Que Deus acolha a Ir. Eni e dê força aos familiares e amigos, para superarem este momento tão difícil de perda.

Um forte abraço, em nome de toda a equipe do Centro Universitário Claretiano
 
Data:   15/09/2011
Nome: Ir. Olímpia
Local: CIC - Machado
 

A VIDA DA IR. ENI FOI UM LIVRO VIVO, ESCRITO CADA DIA COM MENSAGENS PARA TANTOS QUANTOS A ELA RECORRIAM, NO DIA A DIA; SEMPRE ALEGRE E DISPONÍVEL PARA SERVIR.
COMO COLEGA, DESDE O NOVICIADO, FIZEMOS A CAMINHADA SEMPRE POR PERTO.
PELO SEU SER, SUA VIDA, SUAS OBRAS, HOJE ESTÁ NA DIMENSÃO DOS REDIMIDOS E PREMIADOS PELO PAI. E CUIDARÁ DE TODOS E DE NOSSA PROVÍNCIA.

 
Data:   15/09/2011
Nome: Wilsiane Maria Calixto Rossi de Souza
Local:  CIC - Passos
 

Família CIC:

Quero mostrar meu profundo sentimento pelo ocorrido. Infelizmente nem tudo acontece como imaginamos, mas Deus sabe o que faz. Contem sempre comigo e com minha família e que Ele ilumine e console a vida de vocês!

 
Data:  15/09/2011
Nome: Ir. Carmen de Ciccio
Local:  CMI-SP 
 

Tenho fé de que não perdi, mas já sinto saudade da minha amiga, minha irmã Eni. A Congregação deixou de ter fisicamente uma santa irmã, uma pessoa íntegra, mas ganhou mais uma no céu.

Até um dia Eni, e até lá, peça a deus por mim como você já o fazia.
Ir. Carmen

 
Data:   15/09/2011
Nome:  Maria Anisail
Local:   Colégio Madre Carmen Sallés - Brasília
 

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que n'Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" João 3,16


Ir. Eni foi ao encontro do Pai, com certeza nos deixou o exemplo de uma mulher forte e apaixonada pela Educação.
Fica a saudade! Nossas preces para a Província, para a comunidade educativa do Colégio Imaculada Conceição e para os familiares da Ir. Eni.

 
Data:   15/09/2011
Nome: Anônimo
Local:  -
 

As pessoas sempre dizem para tentar encontrar o lado bom em momentos difíceis, mas a pergunta é, como encontrar um lado bom com a perda de alguém tão especial?
Sem dúvida nenhuma é isso que todos estamos buscando, mas é um ótimo começo lembrar da nossa querida Eni quando estava feliz, alegre, e nos transmitindo isto!

Ainda é difícil raciocinar que não teremos mais essa pessoa tão especial conosco, parece que amanhã mesmo ela vai estar no seu trabalho, na sua casa, na capela, na sua sala, com os professores, alunos e funcionários (...) Com seu jeito engraçado, carinhoso, único de ser, para ela tinha tempo ruim sim, mas sempre quebrava as barreiras e permanecia firme e forte contra qualquer coisa.
Com um carinho incomum com os que a rodeavam, sempre aconselhando e alegrando o dia de todos.

Creio eu, que especialidade demais não vai embora, e sem dúvida, ela nunca irá, no nosso coração estará por toda eternidade, e agora, olhando e observando-nos ao lado do Pai.
Bom descanso querida Eni. Você é merecedora de tudo que conquistou na sua vida.

 
Data:   15/09/2011
Nome: Edenilson Coelho
Local:  Sede Provincial - SP
 

"A semente caiu em terra boa e deu fruto" (Sl 64)

A todo momento ainda escutamos os ecos de sua presença em nosso meio: seja pela alegria com que sempre nos acolhia, seja pelo respeito pelo semelhante ou na plena confiança na ação de Deus. Sua presença física se foi, mas seus gestos e seu testemunho ficarão para sempre, nos dando a certeza de ainda há muito a ser feito no reino. Bendito seja o Deus da vida!

 
Data:   15/09/2011
Nome: Hugo Cesar Fernandes
Local:  Passos - MG
 

NOSSOS SENTIMENTOS PELA PERDA IRREPARÁVEL DE NOSSA IRMÃ ENI. AGRADECEMOS PELA DEDICAÇÃO E CARINHO QUE SEMPRE TEVE COM NOSSAS FILHAS...
HUGO CESAR FERNANDES E FAMÍLIA

 
Data:   15/09/2011
Nome: Francineide Moura
Local:  São José de Mipibu
 

Recebi a notícia da morte da Ir. Eni, há alguns minutos, através da Ir. Sarah Reis (minha amiga de turma e de traquinagens no convento). Conheci a Ir. Eni no final dos anos oitenta, quando eu tinha 19 anos e estava dando os primeiros passos na vida religiosa. Na época ela era Diretora do Colégio Regina Pacis - Belo Horizonte/MG, morávamos no mesmo colégio, por cerca de 1 ano, era mais precisamente o ano de 1989. A Ir. Eni se destacava pela humildade e carinho com que tratava todos. Lembro das muitas vezes que ia me levar ao Colégio das Irmãs de Nossa Senhora do Monte Calvário, pois no Colégio Regina Pacis não havia o Curso de Magistério, e como o Colégio Monte Calvário fica na Av. do Contorno, um pouco distante do "Reginão", muitas vezes ela ia de Kombi nos deixar.

Guardarei saudosamente, os bons momentos vividos ao lado da Ir. Eni. É com um nó na garganta que lamento profundamente e me solidarizo às Religiosas Concepcionistas Missionárias do Ensino pela grande perda.
Ir. Eni, descanse em paz!

 
Data:   15/09/2011
Nome: Tianinha Calixto
Local:  CIC - Passos
 

Descanse em Paz Ir. Eni, saiba que foi muito importante para a vida e formação de nossas filhas, obrigada!

Tianinha Calixto e família.

 
Data:   15/09/2011
Nome: Fabio Pimenta Esper Kallas 
Local:  CIC - Passos /FESP/Governo de Minas
 

Sempre tive absoluta segurança com minha opção em trabalhar com a educação em seus diversos níveis. No convívio com os professores do CIC, com seu corpo administrativo e especialmente com a Irmã Eni pude perceber que investir em educação vale a pena. É a única forma de construirmos um país melhor, mais justo, mais igual. Tenho muito orgulho de ter convivido com a Irmã Eni, com seu profissionalismo, com sua seriedade, sua dedicação, sua capacidade criativa.

Após este momento de tristeza pela perda, acredito que todos nós poderemos lembrar da Irmã Eni com a alegria de momentos inesquecíveis de aprendizado.
Fabio Kallas - Professor de Matemática do CIC

 
Data:   15/09/2011
Nome: Wesley Vilela Lemos
Local:  CIC - Passos
 

Família CIC
Queiram aceitar nossos sentimentos pela grande perda, mas que, com certeza, a família continuará seguindo os bons rastros que ela nos deixou.

Enlutados
Ezinho, Maria Antonia, Victor e Hugo

 
Data:   15/09/2011
Nome: Anônimo
Local:  CIC - Passos
 

Simplesmente obrigada por tudo... Sentiremos muito sua falta no colégio, pois é muito difícil imaginar ele sem você!

 
Data:   15/09/2011
Nome: Cristiane Cardoso de Figueiredo
Local:  Passos - MG
 

"Que o teu trabalho seja perfeito para que, mesmo depois da tua morte, ele permaneça." Leonardo da Vinci

Ir. Eni se foi para junto do Pai, mas com certeza, sua vida de missionária concepcionista e em especial como diretora do CIC permanecerá em nossos corações. Não houve tempo para um adeus, e hoje só tenho a agradecer pelo carinho e amizade. Agradeço pela oportunidade que ela me deu de ser voluntária no cursinho noturno, pois assim convivi um pouco mais com essa pessoa maravilhosa.

Deixo meu abraço a todas as Irmãs Concepcionistas, aos professores e funcionários do colégio.

Que Ir. Eni olhe por todos nós junto a Deus e a Madre Carmem Sallés.
Cristiane Cardoso de Figueiredo ex-aluna do CIC e professora do cursinho noturno.

 
Data:   15/09/2011
Nome: Samuel Tiago Ribeiro 
Local:  Passos - MG
 

O CIC perde uma de suas pilastras mestres, pois que Irmã Eni, sempre foi uma pessoa firme, presente e incansável defensora do CIC como um todo.
Muito obrigado por tudo.

Que sua alma descanse em paz junto de Deus.
Samuel e família.

 
Data:   15/09/2011
Nome: Patrícia Andrade  
Local:  Passos - MG
 

Sempre admirei seu jeito firme e acolhedor, o carinho com que recebia as crianças e a inteligência nas decisões. Mas foi quando vi as lágrimas nos olhos dos meus filhos [5 e 7 anos] com a notícia de seu falecimento é que tive noção da grandiosidade de sua missão.

Que Jesus a receba de braços abertos no céu e que ilumine as pessoas que vão decidir a diretoria do colégio para que esta transição seja feita de uma maneira tranquila para o bem de nossos filhos.

 
Data:   15/09/2011
Nome: Alessandra Beatriz Martins e familiares  
Local:  Itaú de Minas- MG
 

Nossos mais sinceros sentimentos de pesar pelo falecimento da querida Irmã Eni. Mesmo à distância, era possível identificar e acompanhar o carinho, a dedicação e a importância que a irmã, como diretora, dispensava ao seu mister em favor da educação integral de seus alunos. Com seu amor ao trabalho que desempenhava de modo incansável, ela dignificou o cargo que tão sábia e merecidamente ocupava.

Como mãe de estudantes do CIC e como ex-aluna deste colégio, oro para que Deus Pai, no nome de seu filho Jesus, prontamente providencie um substituto à sua altura, com semelhante competência, envergadura e integridade. Sobretudo: com amor.
Marcelo, Alessandra e filhos Henrique, Lucas e Thiago.

 
Data:   15/09/2011
Nome: Gabriel Brugnara de Oliveira  
Local:  CIC - Passos
 

 Ir. Eni, vamos sentir muita falta de você!

 
Data:   15/09/2011
Nome: Prof. Márcio Cabral  
Local:  CIC - Passos
 

Nessas horas, nos faltam palavras para descrever os sentimentos que inundam nosso coração e nossa mente, mas uma coisa é muito simples de dizer:

Ir. Eni, Você fará muita falta aqui ao nosso lado, mas sei que onde estiver, estará sempre "do nosso lado"!

 
Data:   15/09/2011
Nome: Aluno Anônimo 9º ano 
Local:  CIC - Passos
 

Ir. Eni, além de diretora era considerada uma mãe para todos nós do colégio Imaculada Conceição, sempre nos acolhia e nos ajudava quando precisávamos e que, com certeza, de onde ela estiver, estará sempre cuidando do colégio, nos ajudando e trilhando nosso caminho.

Que descanse em paz nossa "santinha" Irmã Eni e que junto de Madre Carmem possa ser feliz e receber tudo em dobro do que ela já fez a nosso favor.

 
Data:   15/09/2011
Nome: Francine Machado Brandão Reis  
Local:  Passos - MG
 

Grande perda!!!
Choramos a perda desta grande mulher, mas agradecemos ao Pai pelos anos de convivência, pelo exemplo que nos deixou de seriedade, responsabilidade, compromisso, acolhida e alegria!!!

Ficamos em paz na certeza de que o Pai a recompensará por todo o bem que realizou aqui na terra, por ter respondido bem ao Seu chamado e cumprido sua missão. Com certeza todos nós colheremos, de alguma forma, os frutos das sementes que ela lançou em nossa comunidade com o esforço de seu trabalho.

Que Ir. Ení interceda por nós!!!!

 
Data:   15/09/2011
Nome: Hellen Rose Freire Oliveira Aquino 
Local:  Passos - MG
 

Parece que estamos passando por um sonho, foi tudo rápido demais para nós, mas quando olhamos pra trás podemos entender e aprender com ela mais uma vez.

Viver com alegria e com bons pensamentos mesmo quando a dor está presente. E é esta a lembrança eterna que vamos ter: esta carinha de paz e alegria, uma paciência e carinho sem medida para com nossos filhos.
Hellen Rose, César, Pedro e Julia

 
Data:   15/09/2011
Nome: Tércia Negrão Santos Souza
Local:  CIC - Passos
 

Fiquei numa profunda tristeza quando soube da morte da nossa querida Irmã Eni. Só tenho a agradecer pelo imenso carinho que sempre teve com meus filhos.

Irmã Eni, tenho certeza que está em um lugar maravilhoso, e que agora, junto ao Pai, continue intercedendo por nós.
Tércia, Rogério, Letícia e João Victor.

 
Data:   15/09/2011
Nome: Ir. Wanilda Melo Barbara
Local:  CMI - SP
 

Ir. Eni, como é difícil assimilar que você não está mais em nosso meio!
Sua vida entregue a Deus e aos demais revela a grandeza de sua alma, expressa em sua generosidade, sua busca coerente de santidade, sua delicadeza e atenção para com todos, seu testemunho de consagrada, seu exemplo de mulher realizada, sua fidelidade ao Carisma Concepcionista, seu espírito de fraternidade, vivida a toda prova.

Quantas vezes você nos mostrou que o outro estava em primeiro lugar, deixando de lado até mesmo o seu bem estar! Quantas vezes você revelou, com seu testemunho, o cuidado na vivência da fraternidade, do amor, expresso na lembrança de cada aniversário, de cada acontecimento importante na vida das pessoas! Você sempre se fazia presente.

Até mesmo sua exigência de cuidado com o "fazer bem feito" era a expressão real de uma aprendiz contínua de Carmen Sallés.

Sentimos saudades de suas palavras serenas, firmes, sábias. Sentimos falta de sua presença amiga de todas as horas. Sentimos falta de seu estímulo esperançoso na missão de educar evangelizando.

Mas, sobretudo, Ir. Eni, agradecemos a Deus o presente que você foi para nós, o tempo que pudemos desfrutar de sua presença, de seus ensinamentos, de seu testemunho, de sua vida.

Certamente você foi como uma árvore que cresceu, firmou suas raízes, floriu e produziu abundantes e saborosos frutos. Estava madura para continuar produzindo mais frutos e madura para o encontro definitivo com o Pai. Como você mesma disse nos momentos finais de sua vida: "estou nas mãos de Deus, seja feito o que Ele quiser".

Você está com Deus, disto temos certeza. Vamos ter que aprender a viver sem sua palavra de conforto, de alento, de sabedoria, sem o seu carisma, sem sua presença. Já estamos sentindo muito a sua falta.

O conforto que fica para nós é a certeza de que junto de Deus você continuará olhando por todos nós que a amamos. Fique com Deus! Receba Dele a coroa da glória reservada aos que perseveraram na fidelidade e no amor. Interceda por nós que continuamos nossa peregrinação por esse vale de lágrimas. Nós cremos na vida eterna.

 
Data:   15/09/2011
Nome: Jaqueline De Bellis
Local:  Colégio Regina Pacis - Belo Horizonte
 

Não consigo acreditar que ela se foi. Trabalhei com irmã Eni durante 5 anos no Colégio Regina Pacis. Lugar que cresci profissionalmente e me transformei na profissional que sou hoje. A serenidade da Irmã Eni nos deixava tranquilos e confiantes em seguir a frente e acreditar que quando se faz bem feito o trabalho frutifica.

Quantas vezes fui conversar com ela com o coração apertado por um motivo ou por outro e lá estava ela se rena, elegante e paciente.
Estou me sentindo meio órfã. Não sei bem como explicar.
Com ela aprendi e cresci. Obrigada por tudo que pude viver, crescer e aprender.

 
Data:   15/09/2011
Nome: Ana Clara X. Oliveira
Local:  CIC - Passos
 

Você é uma pessoa especial. Tenho certeza que você está no céu. Que você descanse em paz.

 
Data:   16/09/2011
Nome: Clodoaldo Araújo Rosa
Local:  Colégio Madre Carmen Sallés - Brasília
 

Como leigo Concepcionista que compartilha do mesmo carisma, senti uma enorme dor no coração, ao saber da notícia. Perda irreparável pessoal e profissional. Os poucos momentos que passei com ela, foram ótimos, era muito competente, ponderada, justa, com uma religiosidade interior de acolhimento e sem críticas desnecessárias.

Creio que teremos agora mais uma intercessora por nós ao lado de Madre Carmen Sallés, para que continuemos a semear suas obras e sabedorias. E que o Espírito Santo derramado sobre Jesus escorra sobre todos nós. Amém!

 
Data:   16/09/2011
Nome: Alessandro Pinto Abreu 
Local:  Goiânia GO
 

Exemplo de tudo o que se pode ter de bom em um ser humano.
Tenho muito pesar de não ter falado com ela o quanto a amava, pois com aquela vitalidade toda e sua alegria não imaginávamos que nos deixaria tão rápido.

ELA tinha aqui um poder de interceder por nós junto ao Pai, agora ao lado de Dona Alice e Seu Nego, temos certeza que estamos bem representados junto a Deus...

Posso dizer com toda convicção que ela ajudou a salvar minha vida, com suas orações e ótimos conselhos. Deus me resgatou do mundo das drogas.

Neste ano que completo dez anos de sobriedade, Deus a levou, restam saudades e vontade de ver seu sorriso que revelava em sua face que Deus existe e está presente em nosso meio.

Obrigado tia, por todas as vezes que me acolheu em seus braços, quando mais precisei a senhora estava lá pronta pra me ajudar. Agora minha família será salva e tenho certeza que tem um dedinho seu no meio de tudo isso, um beijo, sua presença estará sempre entre nós... Ass:Totoia.

 
Data:   16/09/2011
Nome: Eduardo Calito e família
Local:  CIC - Passos
 

Prezada Ir. Eni,
Apesar do pouco tempo de convívio, agradecemos o grande trabalho e o carinho dedicados ao nosso filho.
Que da casa do pai, onde temos a certeza que a Sra se encontra, reze sempre por nossas famílias.

Descanse em paz!
Com carinho,
Eduardo Calito e família

 
Data:   16/09/2011
Nome: Maria Aparecida de Campos (Cida)
Local:  CIC - Passos
 

Ir. Eni, pessoa especial escolhida para ir ao encontro do Pai.
Exemplo de simplicidade, humildade, dignidade, honestidade. Saudades..., terei muitas, mas, terei também sempre como referência para dar continuidade ao meu trabalho, seguindo os valores e e ensinamentos de Cristo. Obrigada pela oportunidade de fazer parte de sua comunidade. Descanse em Paz.

Cida (Bibliotecária - CIC)

 
Data:   16/09/2011
Nome: Claudia Aline Lima
Local:  CIC - Passos
 

Muito obrigada Ir. Eni, por tudo, pela oportunidade, pelo carinho, pelos puxões de orelha e por todos os ensinamentos e exemplos de vida e de profissionalismo deixados a nós. Fique em Paz e com Deus! Um abraço eterno! Claudia e Família.

 
Data:   16/09/2011
Nome: Regina Célia Falcini
Local:  São Paulo
 

Gostaria de registrar o meu pesar em relação a notícia que acabo de receber sobre Irmã Eni... pessoa tão especial... generosa, competente, solidária, meiga... uma concepcionista com C maiúsculo... pessoa tão cheia de luz e energia que fiquei chocada com a notícia..... ela fará falta por aqui... mas tenho certeza que deixou muitas marcas do bem que se perpetuarão nos que a conheceram.Também acredito que está tranquila e continuará sendo muito abençoada.
Estamos com vocês em oração por ela. Nossos sentimentos...

Regina Célia Falcini Costa Curta e Família

 
Data:   16/09/2011
Nome: Denner Caetano da Silva
Local:  CIC - Passos
 

Neste momento de dor, minha família e eu externamos nosso pesar, pedindo a Deus que conforte a todos os familiares e amigos, e que agora a Ir. Eni, continue olhando por nós junto do Pai, auxiliando na continuação de sua obra, especialmente das Irmãs Concepcionistas.
Atenciosamente
Denner Caetano da Silva e família.

 
Data:   16/09/2011
Nome: DANILO FRANZONI GURIAN E FAMÍLIA 
Local:  CIC - Passos
 

Ficamos em casa imaginando ela, que sempre recebeu nossos filhos com tanto carinho e alegria, sendo recebida com festa no céu... Vai para Deus, e obrigado por tudo.

 
Data:   16/09/2011
Nome: Carmen A Cardoso Maia Camargo
Local:  CIC - Passos
 

Irmã Eni:
Um vazio, uma falta... algo apertando dentro da gente. Vamos sentir muito a sua falta. Pessoas especiais como você, mesmo na saudade nunca estarão ausentes.

Guardarei para sempre os momentos vividos juntas, sempre com uma palavra amiga e cheia de ensinamento para dar.

Obrigada, por ter convivido com uma pessoa tal especial.
Olhe por nós.
Carmen Cardoso- CIC-Passos

 
Data:   16/09/2011
Nome: Mara Vaz Ribeiro Pereira
Local:  CIC - Passos
 

Prezadas irmãs...
Acho que nunca nos acostumaremos com a separação! Dizer adeus a uma pessoa querida exige de nós mais do que queremos dar! No entanto, creio firmemente que Irmã Eni "vive" de outra maneira e por isto desejo que, agora, na presença do Pai, na festa eterna, no banquete interminável, possa pedir por nós que aqui ficamos, para que também possamos cumprir aquilo que Deus mesmo espera de nós e um dia nos encontrarmos novamente em nossa pátria definitiva. Coloco-me inteiramente à disposição de todas vocês para servir, de qualquer maneira, à sua comunidade, reconhecendo sempre a grandeza da obra de Me. Carmem Sallés em nossas vidas. Obrigada por vocês existirem!

Obrigada, Irmã Eni, querida, por todo bem que fizeste! Obrigada, Senhor, eu creio em Ti, em Tua obra, em Teu Amor! Que o Senhor nos abençoe!

 
Data:   16/09/2011
Nome: Maria Amélia C. F. Fernandes
Local:  CMI - SP
 

A SAUDADE DA IRMÃ ENI


A família concepcionista sofreu, no começo da semana, duro golpe: o falecimento da querida e inesquecível Irmã Ení, religiosa exemplar, virtuosa, extremamente generosa, mineira paciente que sabia ouvir todas as pessoas e que, como serva privilegiada de Deus, sabia combinar a inteligência e a sabedoria com a simplicidade.

Educadora nata, dirigia a Escola de Passos, com competência e serenidade, sempre procurando alargar o campo do conhecimento, no campo intelectual, como moral e espiritual, notabilizando-se, por isso, como formadora de autênticas vocações praticantes dos verdadeiros valores do Cristianismo, que sustentam, de forma inquebrantável, a vitoriosa Rede Concepcionista.

Dirigentes, professores, funcionários, alunos, colaboradores e amigos do Colégio Maria Imaculada de São Paulo externam sua consternação, demonstram sua tristeza, mas, sobretudo manifestam sua gratidão à Irmã Ení que, no Céu, viverá a vida eterna, com o reconhecimento de quem só praticou o Bem, amou a Justiça e foi modelo de existência totalmente dedicada à Fé cristã!

 
Data:   16/09/2011
Nome: Nereida Aarestrup de Aquino
Local:  Belo Horizonte - MG
 

Tristeza, muita tristeza por saber da perda de nossa querida Irmã Eni. Mas o céu está em festa, com certeza, e ela, de lá, cuida de nós, como sempre fez.
Tive o imenso prazer de trabalhar com a Irmã Eni no Colégio Regina Pacis, em BH. Ela sempre tinha uma palavra amiga, um sorriso sereno e o olhar mais doce que se pode ter. Com ela aprendi muito e a ela devo muito.

Me solidarizo com toda a Comunidade Concepcionista e seus familiares nesse momento de dor.

Fica para nós o legado que ela deixou: o respeito, o amor ao próximo, o amor à educação e o imenso amor a Deus e a Nossa Senhora.
Agradeço a Deus, por ter tido a oportunidade de conhecer e conviver com ela.

 
Data:   16/09/2011
Nome: Ir. Maria José
Local: Comunidade Religiosa do CIC - Passos
 

Ir. Eni foi uma grande mulher, deixou-nos seu exemplo de uma vida entregue a Deus e a missão que Ele lhe confiou. Ela era dedicada, exigente, gostava das coisas bem feitas, não media esforços para trabalhar pelo Reino de Deus. Estava sempre disposta a atender a todos que a procuravam.
Era uma pessoa alegre, serena, acolhedora.

Perdemos uma grande mulher aqui na terra, mas certamente ganhamos uma intercessora no céu que olhará por cada um de nós com especial atenção, assim como fez quando estava fisicamente conosco.

Ela está com Deus e também continua presente em nosso meio. Agora necessitamos nos acostumar com sua nova presença entre nós.
Eu agradeço a Deus pelo privilégio que tive de conviver com Ir. Eni e poder aprender um pouco com ela.

Irmã Maria José

 
Data:   16/09/2011
Nome: Isaura de Souza Guimarães
Local: CIC-Passos
 

 Ir. Eni você partiu nos deixando saudades mas tenho certeza que foi alegrar um cantinho do céu.

 
Data:   16/09/2011
Nome: Irmã Elaine Maria da Silva
Local: Comunidade Religiosa do CIC - Machado
 

 Querida Irmã Ení

Obrigada por sua presença viva e ressuscitada, por continuar segurando a Tocha Concepcionista com o mesmo amor e firmeza. Obrigada pelo seu sim fecundo e generoso, pelo seu exemplo de autêntica consagrada, apaixonada por Deus, por Maria Imaculada e por Madre Carmen.

Seu testemunho de vida sempre me motivou no seguimento de Cristo. Sua vida expressava que era feliz e que valia a pena ser religiosa Concepcionista. Ao olhar para você, desde que a conheci, há quase 15 anos, via que para aqueles que vivem em profunda intimidade com Deus poucas palavras são necessárias para transmiti-lo. Você era uma pessoa muito de Deus, muito especial. Para mim e para todos os que te amamos é muito difícil ficar sem sua presença física, mas é justo que você esteja com Aquele a quem você amou e consagrou sua vida perpetuamente.

Para Deus, através da missão que realizou, você deu o melhor de você com amor, carinho e alegria. Você foi como um porto seguro onde muitas vezes pude descansar fiada em suas orações e em seu exemplo; uma grande luz no meu caminho e com certeza no caminho de todos os que tiveram o privilégio de te conhecer e te amar. Seu olhar profundo e cheio de ternura e seu exemplo de vida estão gravados para sempre em nossos corações. Te amamos. Agradeço a Deus por ter colocado em minha vida uma pessoa tão especial.

Irmã Elaine - RCM

 
Data:   17/09/2011
Nome: Antonio Junior Miranda
Local: CIC-Passos
 

Conheci Ir. Eni em fevereiro desse ano e participei de seu convívio por apenas sete meses, o pouco tempo que trabalhei com ela foram suficientes para deixar bons ensinamentos que levarei pelo resto de minha vida profissional e particular.
Foram poucos meses que tive a honra, com esse grande ser humano, de trabalhar. Porém guardei em minha memória excelentes momentos de alegria que para sempre por mim serão lembrados.

Que onde a alma da Irmã estiver que ela receba nossa manifestação de carinho, respeito, amor e dedicação. E que nossas preces cheguem até ela como um bálsamo que tranquiliza a dor da saudade.

Professor de História e Filosofia do Colégio Imaculada Conceição

 
Data:   17/09/2011
Nome: Ir. Elaine
Local: Comunidade Religiosa do CIC de Machado (no momento em Marcilla)
 

Agora podemos contar com mais uma grande intercessora junto de Deus. Irmã Ení nos acompanha bem mais de perto e roga a Deus por nós.

Irmã Elaine - RCM

 
Data:   17/09/2011
Nome: Ana Cecília Melo Vasconcelos Bárbara
Local: CIC-Passos
 

Minha querida irmã Eni,
Como é triste pensar que não desfrutaremos de sua presença constante e amiga em nosso dia a dia. Você foi muito importante para nós, sempre pronta para nos dar aquela força, coragem, acalento e a certeza que vale a pena acreditar nas pessoas e que Deus está presente naqueles que O amam verdadeiramente.

Acredito que está nos braços DELE desfrutando do gozo de quem cumpriu, e muito bem, sua missão. Sinto que perdi uma irmã aqui, mas ganhei uma intercessora no céu... Continue olhando por nós.

 
Data:   17/09/2011
Nome: Bruna Luisa Silva Viana
Local: CIC-Passos
 

Um momento de muito tristeza, tentamos recompensá-lo com as lembranças maravilhosas que deixou pra nós. O corpo, não mais presente entre nós, mas a essência, com certeza, em cada coração!

Agradecemos a Deus pela oportunidade que tivemos de conviver com ela!

 
Data:   17/09/2011
Nome: Lucia Helena
Local: CIC - Passos
 

Sempre gostei muito da Dona Alice e do Seu Nego, amigos de meus pais.
A amizade e convivência com Denise , Evilásio, Nicinha, Talita, Taisa intensificam. Chega irmã Eni com todas as características da família de Alice e Nego: educada, atenciosa, inteligente e acima de tudo competente. Pouco tempo de convívio com ela no CIC mas amizade e o carinho prevaleceu. A Giulia no CIC e com frequência nos encontrávamos.

Ir Eni não está mais por aqui, deixou seu exemplo de trabalho, força e fé.
Com certeza Deus a recompensará por todo o Bem que ela aqui praticou.

 
Data:   18/09/2011
Nome: Laysa Carvalho Teixeira
Local: CIC - Passos
 

Estou aqui, neste momento, falando como ex-aluna e, agora, funcionária do Colégio Imaculada Conceição. Foi com grande pesar que recebi a notícia do falecimento da nossa querida Irma Eni.

Não tenho palavras para descrever o quanto aprendi com a sua convivência. Sua serenidade e discrição para resolver os problemas que, muitas vezes, pareciam ser enormes e se tornavam pequenos diante da sabedoria e experiência dessa mestra, assim posso dizer.

Mestre é aquele que corrige um erro e que ensina no momento certo; aprendi que devemos amar para depois educar e que sempre há tempo para se corrigir um erro.
Mestre é aquele que dá o exemplo; observei vários.
Mestre é aquela pessoa amiga nos momentos fáceis e difíceis, alguém com quem sempre se pode contar; senti-me acolhida e querida.
Mestre é aquele que sabe a hora de brincar e a de falar com seriedade; quantas vezes nos divertimos com seus comentários.

Minha querida mestra, tenha a certeza de que a semente plantada e cultivada pela senhora na nossa comunidade jamais será esquecida. Igualmente, a lembrança da sua presença amiga. A saudade já é enorme. Interceda por nós junto a Deus nosso pai.
Com muito carinho
Laysa

 
Data:   18/09/2011
Nome: Ir. Terezinha de Jesus Duarte
Local: Madri/Casa Geral
 

Nossa, que impacto quando abri o site da nossa Província do Brasil e vi a foto da Eni com o "Adeus, Ir. Ení!"
Até hoje estou assimilando o que ocorreu no dia 12. Foi difícil, muito doído. A primeira reação foi ir para a capela e chorar com "os lá de cima". Em seguida fui me serenando. Havia que enviar a notícia a toda a Congregação porque a secretária, M. Juliana, se encontrava fora de Madri.

Convivi poucos anos com a Eni, em São Paulo. O suficiente para aprender muitas coisas boas dela, que se foram confirmando no decorrer dos anos que morou em outras comunidades e, ultimamente, em Passos.

Agradeço a Deus a oportunidade e o privilégio de haver tido a Ir. Eni como uma exemplar irmã de Congregação, por sua vida de oração e de entrega, por sua serenidade, simplicidade, humildade e competência em tudo o que fazia. Eni não pensava nela. Passou a vida servindo aos demais com alegria e muita unção.

Obrigada, Eni. Descanse na paz do Senhor, nos braços de Maria e em companhia de todos os seus seres queridos, os da família e da Congregação. Interceda por todos nós que todavia estamos a caminho. Conforte de maneira especial a sua irmã, seus irmãos, familiares e irmãs de Congregação. Amém.

 
Data:   18/09/2011
Nome: Wânia Melo Vasconcelos Bárbara
Local: Passos - MG
 

Ir. Eni, sinto uma enorme dificuldade em te dizer adeus, pois para mim você sempre foi minha irmã querida, minha confidente e principalmente muito amiga e presente em todos os momentos de minha vida.

Hoje, com certeza, estou mais órfã, como todas as Concepcionistas, sua família e todos que tiveram o privilégio de te conhecer e conviver com você .

Vá ao encontro do PAI onde é nossa ultima morada e tenho a certeza com todos os tijolinhos que você mandou para construí-la vai encontrar o maior refúgio que um verdadeiro ser humano possa encontrar.

 
Data:   18/09/2011
Nome: IRIS QUEIROS
Local: Belo Horizonte - MG
 

QUERIDA IR. ENI!!!!

Fiquei sabendo hoje que vc partiu para a Eternidade!!!
Fiquei sem rumo, quando o Toninho me falou. Não dei conta de continuar a caminhada que estava fazendo, tudo veio ao pensamento como um filme, tantos momentos compartilhados. Agradeço a Deus sua presença em minha História. Com carinho IRIS

 
Data:   18/09/2011
Nome: Vera Grapiuna
Local:  Colégio Regina Pacis - BH
 

Conheci Irmã Eni quando trabalhei como psicóloga do Colégio Regina Pacis em BH (1994). Foi uma pessoa que muito me ensinou, principalmente o respeito ao outro, o atender as pessoas, com ela aprendi como ser uma psicóloga escolar. Fiquei muito triste com sua morte. Rezo para que descanse em paz.

 
Data:   19/09/2011
Nome: Shirlene da Silva Carvalho
Local:  Creche Madre Carmen Sallés - Brasília -DF
 

Não tive oportunidade de conviver com a Ir. Eni, porém as poucas vezes que a encontrei em reuniões percebi que muitas vezes não precisamos falar muito mas só a presença, um sorriso basta para perceber o quanto ela marcou a minha vida.

Com a Ir. Eni é que realmente pude compreender o valor e a responsabilidade de ser leiga concepcionista, quando ela deu uma palestra sobre o carisma numa assembléia do Movimento Leigo. E era só olhar para ela que percebia a paz, a tranquilidade, a simplicidade e o grande amor pela congregação e pela Igreja.

Sinto muito sua perda, mas agradeço a Deus por ela ter passado na minha vida.

Tenho certeza que a Ir. Eni fez a diferença em todas as vidas que encontrou e que na sua permanência conosco viveu o Magnifica e agora junto a nossa Mãe Imaculada e Madre Carmen está intercedendo a Deus por cada um de nós.

 
Data:   19/09/2011
Nome: Márcia Reda
Local:  CMI - SP
 

Aos familiares, irmãs na fé e educadores do CIC,

Hoje vivemos a ausência de nossa querida Ir. Eni.
Suas palavras sábias, mas principalmente sua postura acolhedora e amiga fará falta entre nós, mas seus ensinamentos e seu exemplo de vida não serão esquecidos.

Somos seres a caminho e qualquer dia desses, sentiremos sua presença e saberemos agir a luz de seus ensinamentos.

Um forte abraço a todos!

 
Data:   19/09/2011
Nome: Leila Maria Suhadolnik Oliveira de Pádua Andrade
Local:  CIC - Passos
 

Estamos procurando a senhora pelos corredores, na sua sala, na capela, no ginásio, na sala da Adriana. Olhar a sua foto tão natural nos conforta e anima a continuar.

Não houve despedidas porque Deus, quem sabe, queria deixar pra nós a sua imagem de otimismo, de garra, de presença constante, de envolvimento com os alunos.

Os alunos e os pais sempre em primeiro lugar nas suas orações e nas suas ações.

Há mais de 15 anos vinha nos ensinando o ideal de Carmen Sallés, a acolhida, a educação personalizada e cristã.

No Movimento leigo nos incentivava a fazermos leituras orantes da Bíblia para nos fortalecer espiritualmente e depois partir para ação.

Muita saudade... Fique em paz Ir. Eni, o CIC continuará sua missão.

 
Data:   20/09/2011
Nome: ISRAEL VIEIRA E DUDU
Local:  Piracicaba - SP
 

Como amigos, quando a conheci no CIC, em abril de 2005, tornamos quase família. Amávamos muito. Nosso contato era quase frequente.
Na última vez que estivemos em Passos, no mês de agosto, no aniversário de minha afilhada Maria Eduarda Fernandes, não tivemos tempo de ir ao CIC visitá-la. Que pena. O infausto acontecimento deixou muito triste. Fazer o que. São os desígnios de Deus. Ir. Eni, você cumpriu sua missão. Seu Adeus, para nós é a mensagem que estas feliz no Paraíso.

O seu espaço no CIC, será para sempre. Nós sentimos de não ter sua presença, mas, em nossos corações você estará sempre.
Seus amigos
Israel e Dudu

 
Data:   21/09/2011
Nome: Josiana Marquezan
Local:  CIC - Passos
 

Saudade eterna!
Uma estrela que agora brilha no céu! Uma querida... que fará enorme falta!
Estórias deixadas... lembranças especiais!
Coração gigante... carregado de paz e bem!
Olhar puro, sereno! Abraço carinhoso, verdadeiro!
Fotos guardadas. Memórias também!

Consolo de quem tem fé... saber que está ao lado do Senhor!
Mas como queria você mais tempo aqui! Mas quem sou eu? Jesus chamou! Confio na Sua Misericórdia infinita!
De todo meu coração.... fica aqui um beijo Ir. Eni, de quem era sua fã!
E até qualquer dia!

Saudades....
Josiana, Francisco e Theo!

 
Data:   21/09/2011
Nome: Maria Pilar de Vasconcellos
Local:  Passos - MG
 

Desnecessário repetir quanto sentimos sua partida, Ir. Ení!

Pela terceira vez, tento deixar-lhe nossa homenagem “escrita” - minha, de minha família, de Tânia de quem você foi ‘mestra de postulante’ - no site de seu querido CIC...
Tento mais uma vez...

Você sabe, porém, quero partilhar nosso sentimento de dor, de saudade, de amizade com seus familiares de cuja amizade nossos pais – e nós também – desfrutamos, com todos os que percorrerem as páginas do “Adeus, Ir. Ení!”.

Obrigada, Ir. Ení, por tudo o que você fez por nosso CIC, por você ter sido VOCÊ.
Nossa Beata Carmen Sallés e a comunidade Concepcionista Celeste acolheram-na com ternura, deixando-nos tranquilas, ainda que com muita saudade.

 
Data:   22/09/2011
Nome: Antonia F da Conceição
Local:  Colégio Madre Carmen Sallés - Brasília
 

Eu, Antonia, sinto muito. Mas DEUS nosso Pai Celeste a quis levá-la, não esquecerei de sua voz ao telefone. Ela deixou ótimas recordações em sua missão cumprida. Que DEUS abençoe a todos, IR. ENI, você sempre estará em nossas lembranças.

 
Data:   24/09/2011
Nome: Laura Priori
Local:  Franca - SP
 

É com uma imensa dor que deixo esta mensagem. Fiquei sabendo neste instante do falecimento da Irmã Eni, e gostaria de agradecer a tudo que ela e toda a equipe do CIC fizeram por mim. Foram momentos difíceis que eu enfrentei, e graças a Deus, consegui superar. O CIC me apoiou, me deu forças para continuar a seguir em frente.
Que ela descanse em paz, pois eu tenho certeza que sua missão aqui na Terra foi completa e muito significante.

Laura Fávero Priori

 
Data:   24/09/2011
Nome: Ir. Helena Isabel Pereira
Local:  CIC - Passos
 

Ir. Eni, queria dizer-lhe alguma coisa mais esta sendo violento para mim esta separação pois a sensação de que você esta em uma longa viagem e que ainda vai voltar permanece em nosso meio. Mas nós temos nossos planos e Deus tem os seus, temos de respeitar os planos d'Ele.

Agora nós que fazemos parte de sua comunidade de onde você saiu para uma longa e eterna viagem, esperamos que você descanse em paz e que interceda a Deus por nós, juntamente com Madre Fé e Madre Carmen Sallés para que em nossa caminhada aqui na terra sejamos também Religiosas Educadoras e que possamos levar o Carisma de Madre Carmen a todos aqueles que chegarem até nossas casas.

Em um cartão você me dizia:"Conte com meu apoio e minhas orações." Sei que agora poderei contar mais ainda com esta força que você me deixou. Descanse em PAZ!

 
Data:   29/09/2011
Nome: Padre José Carlos da Silva
Local:  St. Rita Roman Catholic Church - Nova York
 

Queridas irmãs Concepcionistas Missionárias do Ensino,
Paz!

Somente agora, tomei conhecimento do falecimento da querida Ir. Eni. Trabalhei com a Ir. Eni no Regina Pacis de Belo Horizonte. E lá eu fui ordenado presbítero. Ir. Eni esteve à frente da organização da minha ordenação presbiteral, pois eu fui ordenado no Ginásio do Regina Pacis.

Quantas lembranças dos tempos vividos ao lado da querida Ir. Eni. Sempre muito firme, mas sem nunca perder a ternura. Mulher de oração e de entrega incondicional a Deus. Amava e Igreja e a sua congregação. Tratava a cada um de nós do Regina Pacis como únicos.

Ir. Eni, você "venceu o bom combate". Receba do Deus da vida, a quem você serviu o grande abraço de Pai. Descanse em paz.
Saudades eternas. A cada Eucaristia, você estará presente. E trago dentro do meu coração o seu pedido, feito a mim, quando você beijou as minhas mãos de neo-sacerdote: "Pe. José Carlos, ame cada vez a Igreja, povo de Deus". Ajude-me Ir. Eni, agora na plenitude da comunhão a levar sempre adiante este seu pedido.

Mais uma vez, saudades Ir.Eni.
Pe. José Carlos da Silva
Diocese de Brooklyn, Nova York

 
Data:   29/09/2011
Nome: MADRE GLORIA RODRÍGUEZ 
Local:  COMUIDAD DE PONFERRADA
 

QUERIDAS HERMANAS:

HE QUERIDO Y ADMIRADO MUCHÍSIMO A ENÍ, SIENTO DE TODO CORAZÓN ESTE MOMENTO DE POBREZA PARA LA PROVINCIA. MADRE CARMEN NOS TENGA DE SU MANO Y EL "ADELANTE, SIEMPRE ADELANTE, DIOS PROVEERÁ", NOS AYUDE A PASAR ESTOS MOMENTOS DIFÍCILES DE ENTENDER.

NOSOTRAS ENTERRAMOS AYER A M. MARÍA JESÚS MARTÍNEZ DESPUÉS DE OCHO MESES DE GRAN SUFRIMIENTO Y LUCHA POR LA VIDA. ESTA CONVIVENCIA CON NUESTRAS HERMANAS ENFERMAS Y QUE LLEGAN DE MODO TAN BONITO H ASTA EL FINAL, ES UN TESTIMONIO QUE NOS AYUDA A SEGUIR LUCHANDO CON FE Y ESPERANZA.

UN ABRAZO GRANDE PARA TODAS DE PARTE DE ESTA COMUNIDAD Y EN EL MIO PROPIO. QUE EL SEÑOR NOS SIGA BENDICIENDO.

 
Data:   10/10/2011
Nome: ELIZETE MARIA SOARES DE ALBBUQUERQUE
Local:  Lavras
 

TODOS AQUI EM CASA FICAMOS MUITO TRISTES COM A SUA PARTIDA. NUNCA VOU ESQUECER A ACOLHIDA QUE EU E MEUS FILHOS TIVEMOS NO CIC, QUANDO NOS MUDAMOS PARA PASSOS. FOI MUITO GRATIFICANTE O TEMPO QUE TRABALHEI COM A SENHORA. APRENDI BASTANTE E PASSEI A FICAR MAIS PERTO DE DEUS E DE MARIA IMACULADA. SEMPRE LEMBRAREI DA SENHORA COM MUITO CARINHO. OBRIGADA POR TUDO E DESCANSE EM PAZ.

 
Data:   21/10/2011
Nome: Israel e Dudu
Local:  CIC-Passos
 

Temos o maior orgulho em participar das atividades do CIC, desde 2005, pois tivemos o prazer conhecer as instalações, os programas de ensino e recreação através da doce e simpática Ir. ENI, que hoje descansa no céu junto a Deus e a Imaculada Conceição. Pois a nossa afilhada Maria Eduarda M. Fernandes é aluna desde o pré que iniciou em 2005. Por isso, temos a maior admiração não só pela parte pedagógica e recreativas, mas principalmente pela religiosidade é o que nos conforta em saber que ela esta sendo bem orientada espiritualmente. Como Padrinhos é nosso dever em segui-la e abençoá-la. Cara Reitora, desejamos tudo de bom, que seja muito feliz e que a sua presença seja segura nos destinos do CIC- Israel e Dudu